A Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria acolheu, na tarde desta segunda-feira, o primeiro Tema da Semana, dedicado à importância das ribeiras como ecossistema vital para o ambiente.
A sessão, intitulada “Ribeiras: um importante ecossistema”, foi apresentada pela investigadora Inês Órfão, na Escola da APEL.
Durante a sessão, a especialista da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, destacou o papel essencial das ribeiras na preservação da biodiversidade local e no equilíbrio dos ecossistemas da ilha. A convidada sublinhou a importância das ribeiras para a conservação da flora e fauna endémica da Região, alertando para a importância destes cursos de água e para a adopção de práticas adequadas de gestão ambiental.
No início da sessão, o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, reafirmou “o compromisso da Universidade Sénior em proporcionar conteúdos relevantes e de qualidade para os seus participantes, promovendo a aprendizagem contínua”.