O Município de Santa Cruz apelou hoje à “melhor compreensão e cooperação dos seus munícipes” face aos “constrangimentos que se têm verificado na recolha de resíduos e que têm origem na avaria de diversas viaturas”.
“Os atrasos na solução destes problemas estão relacionados com peças e materiais necessários ao arranjo dos veículos que, não estando disponíveis nas oficinas, são importadas do território continental com as inerentes dificuldades de transporte que acabam por dilatar os prazos que seriam desejáveis por nós para a cabal e rápida solução dos problemas e dos constrangimentos”, explicou o Município em comunicado de imprensa.
“Esta avaria simultânea de várias viaturas tem sido um problema recorrente desde que os carros de recolha de resíduos sólidos foram adquiridos por nós em 2020. Os problemas começaram ainda no prazo de garantia, com claros prejuízos para a nossa operação, mas também para os nossos munícipes. Conscientes desta realidade, que lamentamos, e da situação anómala de viaturas novas com tantas condicionantes, temos um litígio a decorrer em tribunal com a empresa fornecedora”, acrescenta-se na mesma nota.
Segundo o Município santacruzense, tendo em conta que “este processo judicial não terá efeitos em tempo útil” na nossa operação e na solução dos problemas, recorreu-se ao aluguer de viaturas e estamos já a preparar um procedimento para aquisição de 10 novas viaturas.”
“Até lá, lamentamos os constrangimentos causados aos nossos munícipes, aos quais pedimos a melhor colaboração no sentido de evitar a acumulação de resíduos na via pública”, remata o comunicado.