O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, afirma que a Região tem vindo a registar cada vez mais rotas a se concretizarem para a Madeira, estando previstas até ao verão 44 ligações diferentes, algo que "espelha bem não só o trabalho que está a ser feito, como também a apetência para a viagem que os mercados de origem manifestam assim que haja um levantamento de restrições".
Em declarações aos jornalistas à margem de um ato de doação de três obras de arte na galeria Marca de Água, o governante explicou que algumas dessas rotas são a consolidação de ações que têm vindo a ser desenvolvidas, que permitiram dar continuidade a operações pontuais. Um tipo de aposta com "que nós queremos complementar as outras ligações que são quase naturais, porque são dos países tradicionais com quem nós trabalhamos, os verdadeiros emissores de fluxo turístico para a Madeira", afirmou Eduardo Jesus.
Falava nomeadamente de mercados como Inglaterra e Alemanha, onde assegura que a Região está "a trabalhar para crescer". Neste âmbito, a Madeira consolidou mais uma rota através da Jet2, neste caso a partir de Bristol, compondo assim um conjunto de nove bases deste grande operador inglês.
Quanto ao mercado alemão, Eduardo Jesus refere que o Executivo está em contacto com várias companhias a fim de "encontrar pontos de ligação à Madeira que possam abranger áreas populacionais com expressão e que complementem as rotas das grandes cidades e capital alemã".
Por esta altura, há 12 países com rotas já estabelecidas e programadas. "Mas não queremos ficar por aí", acrescentou o secretário regional, que acredita por outro lado que há mercados que não vão retomar atividade para já, como os EUA, Brasil e Canadá.
Catarina Gouveia