A galeria Art Center Caravel, dirigida por Svetlana Azernikova, colocou hoje uma bandeira da Ucrânia à janela e está a fazer angariação de fundos para ajudar refugiados ucranianos.
No dia em que a guerra estalou, a agente cultural, natural de São Petersburgo, manifestou de imediato vergonha e tristeza pela iniciativa da Rússia em invadir a Ucrânia.
A também presidente da associação cultural 'ARTE.M', que promove artistas plásticos de várias nacionalidades, incluindo ucranianos, tem se desdobrado em esforços no sentido de mobilizar o apoio dos madeirenses em torno da ajuda ao povo ucraniano.
Svetlana Azernikova diz que outras entidades poderão seguir o exemplo da galeria (onde neste momento está patente uma exposição de um artista ucraniano) e colocar bandeiras em sinal de apoio, bem como promover a recolha de donativos. A bandeira, segundo disse ao JM, é fácil: apenas duas peças de tecido, uma azul e outra amarela.
A galeria fez laços com as cores da Ucrânia através dos quais procura angariar dinheiro que, segundo a nossa fonte, será entregue às famílias na Madeira.
A diretora artística adianta que há no Facebook um grupo - Ukraine SOS Madeira - que procura, entre outros apoios, arranjar alojamento para refugiados ucraniados que poderão chegar à Madeira nos próximos dias.
Iolanda Chaves