A Câmara Municipal de Santa Cruz assinou hoje mais um contrato de apoio para a realização de uma pequena cirurgia, informou a autarquia.
"Trata-se de um caso especial por estar em causa uma criança de três anos, para a qual a cirurgia é essencial, pois tem implicações no seu desenvolvimento. A criança estava em lista de espera do Sistema Regional de Saúde e os pais recorreram ao apoio da autarquia para resolver um problema que era reconhecido como de solução urgente pelos médicos e terapeutas que estavam a acompanhar a criança. A falta da cirurgia, além de estar a atrasar o desenvolvimento da criança, prejudicava a socialização com crianças da mesma idade", explicou Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
O autarca manifestou ainda "incompreensão e repúdio face à insensibilidade do Governo Regional, nomeadamente dos responsáveis pela pasta da saúde, que tardam em ir ao encontro de problemas sérios de saúde da população".
Segundo o edil, este apoio insere-se num dos objetivos da Lei 75/2013 "que dita que os municípios devem apoiar atividades de natureza social que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças e prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade".
Este novo contrato de apoio destina-se a realizar uma intervenção cirúrgica de caráter urgente no valor total 2.588,60 euros, sublinha Filipe Sousa.
Patrícia Gaspar