A Quinta Magnólia - Centro Cultural, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, abre ao público, na próxima terça-feira, dia 15 de outubro, a mostra ‘A Macaronésia e o Legado do Dragão, Parte I’: A arte enquanto motor de reflexão e consciencialização ambiental, de Vanessa Chrystie.
Este trabalho pretende transportar os visitantes para um mundo onde a arte e a natureza se unem, aprofundando tanto a sua beleza como a sua fragilidade, onde é exposta a inquietação da artista pelo respeito pela natureza.
Vanessa Chrystie, nascida em Londres e a viver em Viseu, Portugal, constrói a sua obra com uma ligação profunda à natureza, evidenciando o seu ponto de inspiração e reflexão. Nesta nova exposição, a artista mergulha na exuberante flora e fauna da Macaronésia Portuguesa, com foco na floresta Laurissilva da Madeira.
O resultado é uma experiência artística imersiva que coloca o visitante a repensar na sua relação com o meio ambiente e os impactos das nossas ações sobre o ecossistema.
Numa exposição onde “A natureza é a estrela guia”, Vanessa procura captar o equilíbrio delicado entre o homem e a paisagem, utilizando cada peça como um apelar à ação e consciencialização. É na exploração das paisagens do Fanal, nos jardins da Quinta do Palheiro e nos pequenos detalhes da fauna e flora madeirenses, expostos em fotografias impressas em tela, que esta realidade é transposta em obras que dialogam entre a realidade e o poético, revelando os ritmos e texturas da natureza e envolvendo o visitante numa narrativa sensorial que apela ao olhar atento, à introspeção e à fruição.
A mostra fica patente no local até março de 2025, podendo ser visitada, de forma gratuita, de terça a sábado das 10 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas.