O Rancho Folclórico da Associação de Danças e Cantares de Gestaçô atua, nesta sexta-feira, na Festa do Chícharo, que terá lugar na Quinta Grande.
Este grupo, oriundo do continente, mais concretamente do concelho de Baião, desloca-se à Madeira num intercâmbio realizado com o Grupo Folclórico Cultural e Recreativo da Quinta Grande, colectividade que se deslocará depois ao território continental para promover e divulgar a cultura regional e em particular a do concelho de Câmara de Lobos, onde este é o único grupo folclórico existente e em atividade.
“Situada entre a Serra do Marão e de Montemuro, Gestaçô é uma freguesia tradicionalmente agrícola, onde as bengalas são a sua imagem de marca, bem vincadas no brasão da freguesia. Nos seus trajes e nas suas danças, o grupo irá mostrar a etnografia da sua região, marcadamente agrícola e onde os vinhos e os produtos do fumeiro fazem de Gestaçô e de Baião uma terra de sabores. Esta herança ligada à terra e à agricultura está bem reflectida nos trajes que o grupo enverga”, expressa a organização, em comunicado.
Este Rancho Folclórico, atua nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no centro da freguesia da Quinta Grande.