’Instrumentos musicais da Madeira’, livro da autoria de Jorge Torres e Rui Camacho, da Associação Xarabanda, foi lançado hoje, na Reitoria da Universidade da Madeira.
Trata-se da oitava obra de investigação da coleção Cadernos Xarabanda, um “trabalho notável”, segundo frisou o secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, pela dedicação e persistência que chamou de “saudável teimosia de procurar qualquer coisa”.
Eduardo Jesus saudou o contributo que os autores dão à Madeira, na defesa da cultura popular, “que faz com que um madeirense não seja uma coisa qualquer e que uma coisa qualquer não seja um madeirense”.
“É um exercício que merece de todos nós o maior respeito e a forma de compensar esse esforço é dedicarmo-nos à leitura deste livro”, recomendou o governante.
O livro é o resultado de uma investigação de duas décadas, de recolha de testemunhos e histórias, ilustrado com fotografias de instrumentos tradicionais, artesãos e passo a passo no fabrico, por exemplo, de um braguinha e de um bexigocelo.
Instrumentos de brinquedo é um dos aspetos também destacados na obra, algo que Eduardo Jessus valorizou no discurso.