A Câmara Municipal de Santa Cruz vai aprovar hoje em reunião do executivo um voto de louvor a Mayra Santos, pela travessia a nado (ida e volta) entre Santa Cruz e as Desertas.
“A enorme proeza alcançada pela atleta representa um feito inédito, o primeiro ser humano a percorrer a nado o percurso Santa Cruz/Desertas/Santa Cruz, numa distância de 60 km, em 20 horas, 53 minutos e 36 segundos”, destaca o executivo liderado por Filipe Sousa.
O voto de louvor, que será também alvo de deliberação em Assembleia Municipal, felicita a nadadora Mayra Santos, “bem como toda a equipa que esteve sempre ao seu lado neste sonho tornado realidade, em particular o seu esposo e técnico João Duarte, a juíza árbitra Dalila Lira, as equipas de apoio no mar, SANAS Madeira e VMT Madeira – Catamaran Trips, os elementos da SwimMadeira Adventure Swimming Holidays”, destaca a autarquia em comunicado.
É dirigido também um “agradecimento especial aos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz pela sua disponibilidade de apoio à chegada da atleta”.
“Sem muito tempo para descanso, a nadadora já se prepara para o próximo grande desafio na região de El Calafate, na Patagónia, no extremo sul da Argentina, onde irá representar Portugal no mundial de natação no gelo, entre os dias 12 e 18 de agosto”, sublinha a Câmara Municipal, desejando-lhe as maiores felicidades e enorme êxito desportivo em mais uma aventura.
A atleta, natural de Juiz de Fora (Brasil), residente no Caniço há vários anos, é detentora de outros feitos, nomeadamente, a travessia entre Porto Santo e Madeira (42 kms) em setembro 2019; o recorde mundial de natação estática em novembro de 2020; a Prova das 40 Pontes em Manhattan, nos Estados Unidos, numa distância de 100 quilómetros, em 20 horas, menos quatro do que o previsto, em agosto de 2022; a Volta à ‘Ilha Dourada’ em dezembro de 2023.
A autarquia lembra que a Mayra foi já agraciada pelo município com uma medalha de mérito, grau cobre, em 2021, por ocasião do aniversário do concelho.