No âmbito das Comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, o município de Câmara de Lobos, em parceria com a Associação Náutica de Câmara de Lobos e a Associação Regional de Canoagem da Madeira, organiza amanhã, dia 22 de setembro, a I Regata de Canoas Tradicionais de Câmara de Lobos.
Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, promover a mobilidade sustentável, o património marítimo local e o incentivo ao uso de transportes não motorizados, “reforçando o compromisso do concelho com a redução da pegada de carbono e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes”.
A competição, que conta com 19 embarcações inscritas, terá início às 16h00, com o tiro de partida marcado para a Baía de Câmara de Lobos, onde as canoas se alinharão no ponto de partida em frente à Praia do Vigário. O percurso, com uma extensão de 2,5 km, segue até ao limite este da Reserva Marítima do Cabo Girão, regressando ao ponto de partida. Haverá prémios para todos os participantes.
“Este evento, procura valorizar o património piscatório de Câmara de Lobos, as tradições locais e o mar como parte integrante da vida da comunidade. A participação de equipas de concelhos, como Porto Moniz e Funchal, é possibilitada através do apoio das respetivas autarquias no transporte das embarcações, uma colaboração que o Município de Câmara de Lobos agradece publicamente”, manifesta a autarquia em comunicado.
Além de um evento desportivo e cultural, esta regata “reforça o compromisso do Município de Câmara de Lobos com a promoção de uma cidadania ativa, bem como a preservação e valorização das tradições locais, oferecendo à população uma experiência de convívio e celebração da identidade marítima da Região”, acrescenta a edilidade.