MADEIRA Meteorologia

Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

O Embaixador de Portugal na África do Sul, assinalou, hoje, a requalificação da cozinha e equipamentos que servem a Obra Madre Teresa, na Igreja de Sam Patrick, em La Rochelle, Joanesburgo com o apoio de fundos oriundos do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

A Obrada Madre Teresa fundada e dirigida por Gina Loureiro em 1989 vem desde então medrando uma ação de solidariedade com a firme intenção de amenizar ou diminuir a dor e necessidade de centenas de pessoas desprivilegiadas, a sua maioria residentes e no sul de Joanesburgo com a distribuição de cabazes de alimentos e de refeições quentes pela população mais carenciada desta zona que outrora foi intensamente habitada por centenas de portugueses, muitos dos quais oriundos da Ilha da Madeira e que por dinâmicas várias de degradação económica, insegurança e violência criminal , foi vendo os nossos compatriotas dispersarem para outros locas da cidade.

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

Continua, no entanto, a servir muitos agregados familiares de nacionais sul africanos e portugueses (numa proporção 70%-30% aproximadamente) a paróquia de Sam Patrick, é de salientar, sempre teve um relacionamento de grande proximidade com a nossa Comunidade .

A Obra Madre Teresa efetua esta distribuição alimentar todas as terças-feiras e é apoiada na sua ação por diversos comerciantes e produtores agrícolas portugueses que fornecem toda a espécie de alimentos com especial relevo de fruta e legumes de boa qualidade.

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

Além das refeições preparadas pelo Grupo Madre Teresa a sua missão de ajudar os maios carentes envolve a doação de roupas, cobertores e outros itens que lhes sejam doados pela comunidade e empresas.

Constata-se sem dificuldade que em certas ocasiões, estas ações abrangem milhares de pessoas que se dirigem à Igreja fazendo uma fila que circunda todo o quarteirão desde a esquina da Fifth Street com a Johannesburg Road podendo afirmar-se sem pejo que são ações que se revestem de um efeito bastante significativo e impactante ,

Esta intervenção louvável da Embaixada de Portugal em associar-se a este movimento da sociedade civil (Obra, Igreja e fornecedores de alimentos) que contribuo deveras para a dignificação de uma comunidade bem integrada entre sul -africanos e portugueses que aqui residem há muitos anos e com isso, participar no esforço coletivo de promoção das condições de vida nesta cidade e neste País, marca da participação portuguesa na reconstrução da África do Sul, o contribui muito positivamente para a diminuição dos inaceitáveis índices de criminalidade, e estabilização da comunidade local .

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

Em concreto, esta intervenção da Embaixada de Portugal, permitiu recuperar a cozinha e equipamentos que não reuniam desde algum tempo a esta parte, condições mínimas operacionais e de salubridade.

Para servir esta iniciativa, um montante aproximadamente de 200.000.00 randes permitiu fornecer equipamentos, mobiliários e vários utensílios de cozinha que certamente vão servir melhor os esforços da Comunidade.

O Padre Jorge louvou a cooperação desde sempre existente entre a Comunidade Portuguesa e a intervenção social da Igreja da paróquia de Saint Patrick, laço que o Dr. José Fernando da Costa Pereira, Embaixador de Portugal para a África do Sul, louvou, aproveitando o ensejo para reconhecer e agradecer o empenho da Dulce das Dores e a sua equipa de voluntários assim como a generosidade e competência de comerciantes e outros contribuidores portugueses que marcaram presença nesta ocasião.

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

A ocasião contou para além da presença de vários doadores e voluntários, assim como a presença do Conselheiro Social da Embaixada de Portugal, Dr. Diogo Franco e o Conselheiro em exercício da Diáspora Madeirense em Joanesburgo.

A Cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo que tem apoiado a Obra não esteve presente por motivos de saúde.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
19/12/2024 08:00

O final de cada ano traz consigo um momento único de reflexão, um convite à pausa no tumulto dos dias para revisitar memórias recentes, reconhecer as dádivas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas