Teve lugar, esta manhã, uma sessão de esclarecimento aos associados da ACIF-CCIM, no sentido de apresentar as oportunidades que o projeto SMARTIES encerra para as pequenas e médias empresas (PME).
Refira-se que o projeto SMARTIES, financiado pelo programa COSME da União Europeia, envolvendo oito parceiros de seis países europeus, Itália, Grécia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Chipre, tem por objetivo reforçar a competitividade das PME no setor do turismo, através do desenvolvimento das suas capacidades para realizar a dupla transição verde e digital e, como reforça a ACIF, “promover a inovação, a resiliência, a sustentabilidade e a qualidade ao longo da cadeia de valor do turismo na região mediterrânica da UE”.
No âmbito deste projeto, a ACIF-CCIM, enquanto entidade parceira, irá lançar em novembro deste ano um convite às empresas regionais para apresentarem projetos inovadores nestas áreas, por forma a apoiar os 15 projetos mais criativos, em cada um dos países participantes no consórcio, e com maior nível de impacto na área da sustentabilidade e na valorização da oferta turística de cada um dos destinos.
Segundo a ACIF, cada projeto selecionado receberá um montante fixo de 25.000 euros, bem como consultoria e apoio personalizado durante a fase de implementação que deverá durar cerca de 15 meses, iniciando-se a partir de abril de 2025, data em que serão conhecidos os projetos selecionados.
!O convite à apresentação de propostas visa selecionar projetos e soluções que tenham criatividade e elevado potencial de inovação, sustentabilidade a longo prazo e replicabilidade na área do turismo, no entanto, as empresas promotoras não têm que pertencer necessariamente ao setor do turismo, poderão ser empresas parceiras ou fornecedoras, que aportem valor a este setor”, esmiúça a entidade.
Os projetos devem centrar-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas: Transição Verde e Digital; Turismo Regenerativo; Ligação entre o Turismo e a Agricultura.
A ACIF estima que o convite à apresentação de propostas decorra entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 e que o resultado seja conhecido em abril de 2025.