MADEIRA Meteorologia

PSD apresenta voto de saudação pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Data de publicação
24 Novembro 2024
11:48

O Grupo Parlamentar do PSD Madeira dará entrada, amanhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de saudação pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

“O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado, anualmente, a 25 de novembro, é uma data de alerta e de sensibilização para um problema global que afeta mulheres, homens e crianças em todo o mundo. A violência doméstica contra as mulheres, em particular, continua a ser uma das principais formas de violência e de atentado aos direitos humanos”, refere o partido em nota de imprensa.

Recorda ainda que em 2023, 22 vítimas fatais foram registadas em Portugal, entre as quais 17 mulheres, conforme dados da Procuradoria-Geral da República. Na Madeira, o recente assassinato de uma mulher, vítima de violência doméstica, relembra “a gravidade deste fenómeno”.

Até o terceiro trimestre deste ano, prossegue, “mais de 23 mil ocorrências de violência doméstica foram registadas pela PSP e GNR em Portugal, o que nos obrigar a continuar a refletir em ações conjuntas que envolvem a sociedade civil, forças de segurança, instituições e autoridades judiciais.”

“Neste âmbito, a Madeira tem vindo a desenvolver um trabalho meritório, agora através do III Plano Regional Contra a Violência Doméstica, com a colaboração de mais de 20 entidades parceiras, e de campanhas de sensibilização que visam promover uma cultura de solidariedade e responsabilidade coletiva na luta contra esta problemática”, acrescenta.

Pelo exposto, o Grupo Parlamentar do PSD Madeira reforça o “compromisso de continuar a trabalhar na defesa dos direitos das mulheres, assim como no combate a todas as formas de violência.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

CONTOS INSULARADOS

24/11/2024 07:35

Era mais um contrassenso. Embora a infância habite num mar de incoerência com ondas de insensatez e ninguém exigisse consistência para além do aqui e agora,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas