MADEIRA Meteorologia

NATO: Adesão da Ucrânia “não é uma questão de se mas de quando”

Data de publicação
10 Julho 2024
22:28

O secretário-geral da NATO afirmou hoje que a adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica “não é uma questão de se mas de quando”, sublinhando que os aliados concordaram que esse caminho “é irreversível”.

Na conferência de imprensa no final do primeiro dia de trabalhos da cimeira da NATO, que decorre até quinta-feira em Washington, Jens Stoltenberg justificou o compromisso dos aliados de apoiarem a Ucrânia com um montante anual não inferior a 40 mil milhões de euros.

“Não estamos a fazer isto porque queremos prolongar a guerra, mas porque queremos acabar com ela o mais rápido possível”, defendeu.

E acrescentou: “A não ser que queiramos que a Ucrânia perca, a não ser que nos queiramos curvar perante [o Presidente russo, Vladimir] Putin, temos de mostrar compromisso”.

“Na nossa reunião, também decidimos dar mais passos para aproximar ainda mais a Ucrânia da NATO”, disse, falando num caminho “irreversível para a integração” do país na Aliança Atlântica.

Segundo o secretário-geral da NATO, é preciso assegurar que “quando for o momento certo”, a Ucrânia se juntará à organização “sem demoras”.

“Não é uma questão de se mas quando”, frisou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas