MADEIRA Meteorologia

ONU condena trabalho forçado imposto a presos políticos cubanos

Data de publicação
28 Agosto 2024
22:22

As Nações Unidas condenaram os trabalhos forçados impostos aos presos políticos em Cuba relatados no estudo sobre Formas Contemporâneas de Escravidão, segundo a ONG Prisoners Defenders.

O relatório sobre o tema foi hoje aprovado pelo relator especial.

No documento, que será apresentado oficialmente em setembro, as Nações Unidas referem que “a existência de leis e regulamentos nacionais que permitem o trabalho obrigatório por expressar opiniões políticas ou participar em greves continua a ser um motivo de preocupação em Cuba”.

De acordo com a organização não-governamental Prisoners Defenders, o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as formas contemporâneas de escravatura, Tomoya Obokata, “adota explicitamente” o “breve relatório da ONG sobre o trabalho forçado nas prisões cubanas”, que dá exemplos concretos da “situação alarmante nas prisões cubanas, especialmente dolorosa para os prisioneiros de consciência e os presos políticos”.

A produção de carvão vegetal de Marabú e o corte de cana-de-açúcar para a colheita da cana são duas das principais formas de trabalho forçado a que são submetidos os presos políticos em Cuba, segundo os testemunhos recolhidos pela Prisoners Defenders.

A ONG afirmou que a situação afeta também os menores, que as jornadas diárias de trabalho são superiores a nove horas, que a alimentação dos trabalhadores é escassa e que não existe um controlo médico prévio.

A Prisoners Defenders denuncia ainda que o carvão cubano produzido em regime de trabalho forçado em Cuba é comercializado na Europa, aspeto que a organização não-governamental espera que o relatório do relator da ONU ajude a alterar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
19/12/2024 08:00

O final de cada ano traz consigo um momento único de reflexão, um convite à pausa no tumulto dos dias para revisitar memórias recentes, reconhecer as dádivas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas