Um sismo forte de magnitude 7,1 ocorreu hoje ao largo de Vanuatu e desencadeou um alerta de ‘tsunami’ no Oceano Pacífico.
“É possível a ocorrência de ‘tsunamis’ perigosos provocados por este terramoto num raio de 300 quilómetros do epicentro ao longo das costas de Vanuatu e Nova Caledónia”, avisou o centro de alerta do Pacífico.
O abalo ocorreu às 23:56 locais (12:56 em Lisboa) a uma profundidade de 48 quilómetros.
O epicentro localizou-se a 123 quilómetros a sul de Isangel, Vanuatu, e a 204 quilómetros a leste de Wé, Nova Caledónia, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), na sigla em inglês.
Não houve de imediato relatos sobre possíveis vítimas ou danos.
“Um ‘tsunami’ é uma série de ondas. O tempo entre as cristas das ondas pode variar de cinco minutos a uma hora. O perigo pode persistir durante muitas horas ou mais após a onde inicial”, segundo o centro de alerta em Honolulu.
O mesmo centro recomendou que as agências governamentais responsáveis pelas zonas costeiras ameaçadas devem tomar medidas para informar e instruir as populações locais.
“As pessoas localizadas em zonas costeiras ameaçadas devem manter-se alerta e seguir as instruções das autoridades nacionais e locais”, acrescentou.