primeiro-ministro defendeu hoje que Portugal é o "destino certo" para investimentos na atual conjuntura internacional, afirmando que o país é o "quarto mais seguro do mundo", tem uma "notável estabilidade política" e "forte coesão social".
"Na atual conjuntura, quando o imperativo de encurtar cadeias de valor está a mobilizar as empresas europeias para relocalizarem na Europa parte da sua produção ‘offshore’ e parte das suas importações não europeias, Portugal é um destino certo", declarou António Costa na cerimónia de abertura da feira de Hannover - que escolheu Portugal como país parceiro na edição deste ano -, e que decorreu hoje no Centro de Congressos daquela cidade alemã.
O primeiro-ministro exemplificou a sua afirmação com o caso da "indústria de moldes", onde "mais de metade das exportações" são "provenientes de países asiáticos".
"Na Alemanha, só a China é responsável por 38% das importações de moldes. Num momento em que muitos importadores procuram agora um parceiro no espaço europeu, convido-vos a olhar para Portugal. Temos ‘know-how’ e a capacidade, somos o oitavo exportador mundial de moldes, o terceiro na Europa e exportamos 85% da nossa produção", referiu.
António Costa prosseguiu, referindo que Portugal oferece "toda a gama de serviços e produtos de molde", adaptando-se "às necessidades dos clientes" e estando "constantemente a inovar, trabalhando com 50 centros de inovação e universidades".