Estes funcionários encontram-se distribuídos por toda a RAM, e são uma presença constante desde as Selvagens, Desertas, passando pelo Porto Santo e claro na ilha da Madeira em todos os concelhos.
Possuímos funcionários nas mais variadas Quintas e Jardins que se encontram sob gestão do IFCN. Quinta das Cruzes, Quinta Vigia, Quinta do Santo da Serra, Jardins de Santa Luzia, Jardins do Amparo. Somos presença assídua nos Jardins da Madalena, nos Jardins do Garajau e na Quinta Vila Passos.
Ao nível de instalações possuímos dezenas de instalações onde os nossos funcionários prestam serviço. Temos 23 Postos Florestais espalhados por todos os concelhos da região, possuímos 5 viveiros florestais e muitas outras infraestruturas de apoio localizadas em espaço florestal e reservas naturais.
No Jardim Botânico da Madeira Eng. Rui Vieira (JBM) e nos Dragoeiros nas Neves além da manutenção dos jardins possuímos serviços técnicos. No JBM temos distribuídos por vários edifícios muitos dos técnicos que compõem os vários serviços do IFCN.
Na Ribeira Brava possuímos um pequeno núcleo de atendimento ao público. Mantemos centros de receção e atendimento aos visitantes no Pico do Areeiro, Queimadas e Ribeiro Frio. Temos presença constante nas Desertas e Selvagens. Em todas estas infraestruturas não pagamos renda pois são propriedade do GR.
Para completar esta vasta lista de locais e de funcionários falta falar da sede do IFCN, onde além dos serviços que dependem diretamente do CD e do próprio presidente, temos ainda muitos serviços técnicos, principalmente financeiros e jurídicos. São mais de 45 funcionários que tem como local de trabalhos as instalações da sede. A sede localizava-se até há pouco tempo na Quinta Vila Passos (não apenas uns anexos mas toda a Quinta), propriedade do GR e pela qual o IFCN não pagava renda. A Quinta passou a albergar outros serviços do GR e o IFCN deslocalizou-se para outras instalações que permitem funcionar condignamente, passando a pagar renda.
Com as especificidades que o IFCN possui teríamos de possuir um local de fácil e rápido acesso, pois são milhares os "clientes" que nos procuram por ano. São milhares os turistas a solicitar informações diversas e obter autorizações, são milhares os proprietários de terrenos florestais para os mais variados pareceres e autorizações, são milhares os caçadores na obtenção e renovação de licenças entre muitos outros "clientes". Temos de possuir condições de atendimento e de trabalho para responder a todos as solicitações que nos fazem. À presente data possuímos no edifício sede um centro de informação e atendimento do IFCN.
A dificuldade de conseguir um edifício, devidamente estruturado para receber os 45 funcionários não se tornou um exercício fácil e no Edifício na Rua João de Deus onde estamos agora instalados foi necessário um exercício de adicionar frações para podermos ter as áreas e divisões adequadas.
Quanto a valores do aluguer estes são públicos sendo apenas necessário seriedade e ausência de malícia para os interpretar. As Últimas frações arrendadas, o IFCN propôs-se pagar uma renda mensal de 2270€ por uma área de 248 m2 o que dá um valor de 9,15 €m2, valores que se encontram abaixo dos valores médios praticados para a zona em questão.
Convidamos a visitarem a nossa sede para ficarem a conhecer melhor o nosso trabalho e também as nossas instalações que são o cartão de visita da vasta área que gerimos, desde o mar à serra passando pelas quintas e jardins.