Sob o mote ‘O oceano é global. A ação é local’, o Europe Direct Madeira, em parceria com a Câmara Municipal da Calheta através do programa Bandeira Azul, a Associação Insular de Geografia e a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta uniram esforços e promoveram uma ação de limpeza de praia, junto à marginal da Calheta.
Esta ação coloca o município da Calheta no mapa das ações de limpeza costeira da Fundação Oceano Azul, sendo uma das mais de 200 de ações de limpeza terrestres e subaquáticas que acontecem por todo o país na semana de 21 a 29 de setembro, durante as quais, milhares de voluntários terão a oportunidade de contribuir para a conservação do oceano.
Esta limpeza de praia juntou 21 voluntários, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Limpeza Costeira e da iniciativa #EUBeachCleanup.
Trata-se de uma campanha de sensibilização sobre a questão do lixo marinho, promovida pela União Europeia e pelas Nações Unidas com o intuito de mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e a necessidade de uma maior proteção do oceano