Foram, ontem, apresentados, na reunião do Conselho Municipal de Juventude, que decorreu na Residência Artística do Ilhéu – Lá em Cima, guns dados preliminares, relacionados com a juventude, provenientes da atualização em curso do Diagnóstico Social de Câmara de Lobos.
Conforme informa uma nota enviada à redação, este documento estratégico, cuja primeira versão remonta a 2015, tem como objetivo principal “oferecer um entendimento abrangente do território e servir como guia para o desenvolvimento social local”.
Entre os dados revelados, destaca-se o envolvimento ativo dos jovens no processo de atualização do diagnóstico, representando cerca de 45% do total de participantes.
Outras preocupações levantadas pelos jovens que participaram do estudo foram questões como o acesso à habitação, a necessidade de uma comunicação mais eficaz por parte das entidades com os jovens, de forma a maximizar sua participação ativa na comunidade e a preocupação com as questões ambientais.
Por seu turno, Sónia Pereira, vereadora com o pelouro da Juventude, enalteceu a importância desta participação significativa dos jovens na atualização deste documento.
”É fundamental compreendermos as preocupações e perspetivas da nossa juventude para podermos desenvolver políticas eficazes que atendam às suas necessidades. Estamos empenhados em criar um ambiente inclusivo e favorável ao crescimento e desenvolvimento dos jovens em Câmara de Lobos”, garantiu.
Durante a sessão, que contou ainda com a presença de Fernandes, do Núcleo da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, que se encontra a coordenar esta atualização, foi também apresentado o programa da Semana da Juventude de Câmara de Lobos, que ocorrerá entre os dias 29 de julho e 1 de agosto.
Recorde-se que este evento visa promover a participação e integração dos jovens na comunidade e incluirá uma variedade de atividades, como jogos interfreguesias, sunset em catamarã, apresentação de ideias vencedoras da iniciativa Banco de Ideias, concertos, sessões de cinema ao ar livre e a inauguração do Espaço Coworking.
“A Semana da Juventude proporcionará aos jovens de Câmara de Lobos a oportunidade de se envolverem em atividades significativas e celebrarem sua juventude, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento positivo da comunidade”, projeta a edilidade.