Joana Abreu, chefe da unidade de protocolo e eventos da Câmara Municipal, na iniciativa ‘Comércio Tradicional Funchal’, evidenciou ao JM e à JM-FM que organizar os eventos da quadra festiva “é muito prazeroso” mas igualmente “trabalhoso”.
Quanto à Noite do Mercado, o intuito é que as pessoas se divirtam e adiram, de igual modo, aos produtos regionais e à entidade cultural.
“Tem sido um compromisso deste Executivo devolver a tradição aos madeirenses. Manter a tradição é a intenção, manter a Noite do Mercado, como os avós se lembram”, vincou.
150 trabalhadores foram destacados para a limpeza das ruas mais 40/50 funcionários do mercado, fora os elementos da protecção civil, bombeiros, publicidade e fiscalização municipal.
A música, na Noite do Mercado, será totalmente dedicada à quadra natalícia.
Enquanto isso, a Aldeia Natal vai conquistando cada vez mais adesão, com uma panóplia de atividades vigentes. Aldeia esta que, refira-se, é inclusiva com um comboio adaptado às pessoas de mobilidade reduzida.
Quanto à Pista de Gelo, terá horário alargado até às 04h00 nos dias 23 e 31.
“O município tem um vasto leque de eventos, mais concretamente 11”, reitera a responsável, lembrando que até 4 de janeiro podem ser visitados no Teatro Municipal a mostra da Bordal.
Além do mais, a animação é levada a outros espaços, chegando inclusivamente, a título de exemplo, ao Mercado da Penteada.
Recorde-se que no final do ano, haverá, no Parque de Santa Catarina, animação gratuita, antes e depois do fogo.
E a Festa continua até ao Cantar de Reis a 5 de janeiro na Penteada, e no dia 6 na Aldeia Natal.