A frente-mar da vila da Ribeira Brava vai acolher este sábado, 6 de dezembro, um espetáculo alusivo ao Cantar dos Reis, cumprindo uma das tradições do Natal madeirense que serve para encerrar as celebrações da ‘Festa’, segundo informou o Município ribeira-bravense.
“O evento arranca a partir das 18h30, com o segundo sorteio da campanha comercial ‘Eu opto pelo Comércio Local’, uma iniciativa camarária que teve por objetivo impulsionar as vendas nas lojas do concelho durante a quadra natalícia”, lê-se em nota enviada às redações, na qual se precisa que “serão sorteados 16 vales de compras no valor total de 1550 euros”.
Às 19 horas arranca a celebração dos Reis com a participação de cinco grupos de cantares do concelho. Com a aposta da Autarquia na ‘prata da casa’, passarão pelo palco do evento o Grupo de Tocata do Campanário, o Grupo da Universidade Sénior da Ribeira Brava e os grupos das Casas do Povo da Serra de Água, Tabua, Campanário e Ribeira Brava, mobilizando cerca de 130 elementos.
Ricardo Nascimento, citado no comunicado, observa que depois de uma programação de Natal rica em eventos e celebrações no concelho, os Reis são uma excelente forma de encerrar estas festividades, pois continua a ser uma tradição vivida com entusiasmo pela população.
“O cantar dos reis serve para juntar as pessoas no ano novo e proporcionar um momento de convívio, de confraternização e de animação através de cantares populares alusivos aos reis”, reforça o autarca, salientando que é mais um cartaz que se cria na vila da Ribeira Brava para locais e visitantes.
Recorde-se que entre a noite de 5 de janeiro e a madrugada do dia 6, o Cantar dos Reis é celebrado por toda a ilha, reunindo famílias, amigos e vizinhos que saem à rua e vão de porta em porta desejar um bom ano e provar algumas iguarias da época.