MADEIRA Meteorologia

Chega defende Selvagens abertas à pesca do atum

Data de publicação
20 Junho 2024
9:15

O partido Chega quer que seja permitida a pesca de atum na área marítima das Ilhas Selvagens, que é reserva natural. Neste caso, querem essa permissão entre as duas e as doze milhas a contar desde a costa.

Em nota à redação, afirmam já ter submetido na Assembleia Legislativa uma proposta de alteração à Reserva Natural das Ilhas Selvagens.

“A nossa proposta repõe o bom senso que está em falta na legislação em vigor, pois confere aos pescadores a possibilidade de pescar tunídeos em torno das Selvagens. Ou seja, a iniciativa do Chega abre as Selvagens à pesca do atum, algo que não compromete o equilíbrio marinho, pois é uma pesca feita com métodos artesanais”, argumenta Miguel Castro.

Na prática, o partido propõe uma reclassificação como zona de proteção parcial, na qual passa a ser permitida a captura de tunídeos através de métodos de salto e vara.

Mais recorda o Chega que o diploma, agora submetido, foi, na legislatura passada, chumbado com os votos contra do PSD e do CDS. “Os acontecimentos têm nos dado razão e é hoje ainda mais óbvio que a abertura das Selvagens é necessária para a sobrevivência das comunidades piscatórias, que estão a ser sufocadas e enviadas para a miséria. Logo, vamos cumprir com os compromissos que assumimos com os pescadores e esperamos que os demais partidos tenham igual bom senso”, é descrito.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas