Há um projeto ambicioso em estudo que promete tirar o maior proveito das características únicas do Curral das Freiras. Trata-se de um investimento privado de 35 milhões de euros, que prevê criar 50 postos de trabalho.Parque radical
O Governo Regional, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, tem um estudo prévio para a instalação de um teleférico que ligará a Freguesia do Curral das Freiras ao Montado do Paredão e este à Boca da Corrida.
O projeto, que se diferencia por ter como complemento um parque de aventuras destinado à prática de atividades radicais, terá também a partida de um sistema de “zip line” (slide), que ligará o atual Miradouro da Boca da Corrida à estação de teleférico no Curral das Freiras. O parque será dotado de diversos equipamentos destinados a escaladas, arborismo, travessia em pontes suspensas, "slides" e "rappel".
Trata-se de um investimento privado que ascende aos 35 milhões de euros e que prevê a criação de 50 postos de trabalho. Acreditam os promotores que esta nova atração irá projetar a zona para uma nova dinâmica turística em respeito pela natureza que é o seu maior ativo.
O teleférico entre o Paredão e a Boca da Corrida terá plena integração paisagística. Será o segundo maior vão suspenso da Europa e um dos maiores do mundo com cerca de 3.000 metros de comprimento. Este trajeto terá apenas duas cabines, mas cada uma terá a capacidade para transportar 50 pessoas, à semelhança, por exemplo, do teleférico do Pão de Açúcar, no Brasil.
Por seu turno, o “zip line” será o segundo mais longo do Mundo e o mais longo da Europa com aproximadamente 2.300 metros e um desnível de 600 metros, capaz de atingir velocidades de 120 Km/hora.
A atração será alvo de um estudo de impacto ambiental, caracterizando-se por ser neutra em termos de pegada carbónica na área de implantação e irá respeitar todas as espécies vegetais/animais endémicas da área. Prevê ainda o arranjo paisagístico, com espécies endémicas, numa zona devastada pelos fogos florestais.
Após a conclusão deste investimento, a Freguesia do Curral das Freiras terá um novo atrativo para turistas e madeirenses, que poderão usar o sistema de teleféricos, usufruir das fabulosas vistas, ou utilizá-lo como meio de acesso a zonas de caminhadas, passeios de bicicleta e atividades radicais em altitude.
O investimento será uma mais-valia para a Madeira, particularmente para a Freguesia do Curral das Freiras, uma vez que a presença de mais turistas trará uma nova dinâmica económica.
Por Alberto Pita albertopita@jm-madeira.pt