O SESARAM, através do Serviço de Cuidados Paliativos, dirigido pela médica Licínia Araújo, promoveu a 17 de setembro, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma sessão sob o tema ‘Um olhar sobre a intervenção da Equipa de Apoio Psicossocial nos Cuidados Paliativos’, no âmbito dos 6 anos do Projeto da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da Instituição.
Milton Alves, diretor técnico da EAPS, deu a conhecer a atividade desenvolvida pelos profissionais deste projeto no Serviço de Cuidados Paliativos, que desde de outubro de 2018 até dezembro 2023 a EAPS já acompanhou 1572 doentes e 2118 familiares, totalizando 3825 pessoas apoiadas em contexto domiciliário, intra-hospitalar e em estabelecimentos residenciais para pessoas idosas.
No âmbito do Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, este evento contou com a participação de Maria João Pinheiro, da Fundação ‘la Caixa’, que apresentou dados sobre a intervenção desenvolvida pelas EAPS a nível nacional.
Esta sessão contou, ainda, com uma mesa redonda que incidiu na visão dos profissionais, familiares e voluntários sobre o apoio psicossocial e espiritual. Foram intervenientes nesta mesa: profissionais de diferentes serviços das equipas recetoras, profissionais da EAPS, um familiar e um voluntário, que partilharam a experiência e a visão integrada do cuidado e apoio prestado aos doentes com necessidades paliativas e às suas famílias.