MADEIRA Meteorologia

Escola da Torre continua a apostar nos Cursos EFA

Data de publicação
11 Setembro 2024
19:15

Os novos formandos dos Cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre iniciaram hoje o ano letivo. Neste primeiro dia, foram acolhidos com uma receção de boas-vindas e uma sessão de esclarecimento “sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida”.

Esta sessão insere-se na iniciativa SMAL (Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias), promovida pela APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, que visa assinalar o Dia Internacional da Alfabetização e Literacias e sensibilizar a sociedade portuguesa para este problema, perverso e promotor de desigualdade social.

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre em colaboração com a Delegação Regional da Madeira da APEFA tem ao longo destes anos divulgado esta iniciativa na região e promovido várias atividades. Assim, no próximo dia 27, a partir das 19h30, terá lugar a caminhada ‘Trilhos de Cidadania - O Caminho de S. Bernardino’, com o apoio da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos e do Clube Escola da Torre (CET).

Em comunicado, o coordenador dos Cursos EFA, reitera o compromisso da Escola da Torre “com a educação e a inclusão” e numa forte aposta na educação de adultos e no ensino de português para estrangeiros.

“Ao longo das últimas três décadas, a Escola da Torre tem sido um pilar fundamental na formação de jovens e adultos da comunidade, promovendo um ambiente educativo inclusivo e inovador. Para além do currículo regular destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, a escola tem ampliado a sua oferta educativa com programas dedicados à educação de adultos, permitindo a muitos regressar aos estudos e completar a sua formação académica”, sublinha José Xavier Dias.

O professor destaca os cursos de português para estrangeiros (PLA- Português Língua de Acolhimento), que visam facilitar a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros que escolhem a Madeira como novo lar.

“Esta oferta formativa tem-se mostrado essencial num contexto de crescente diversidade cultural, promovendo a inclusão e o respeito pelas diferentes origens e culturas. Desde 2021 a Escola da Torre já teve mais de 100 cidadãos inscritos de mais de 15 nacionalidades diferentes”, sublinha.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas