Bom dia!
A coordenação das operações de combate ao incêndio que assolou a Madeira durante 13 dias agudizou a tensão entre bombeiros e Proteção Civil. A gestão centralizada mereceu críticas no terreno, ressurgindo divergências antigas como o pagamento do apoio aos voluntários ou o corte nos subsídios dos oficiais de ligação no POCIR. Rafaela quer apurar estragos até ao fim de semana. Fino alerta que os taludes “estão mais vulneráreis”. Dinarte indica que ligação Pico Ruivo-Areeiro vai levar meses a reabrir. Célia sugere “zona corta-fogo muito maior” na Ponta do Sol. Nascimento diz que Ribeira Brava tem 1 milhão de prejuízos.
Esta é a notícia que faz a manchete de hoje do seu JM, numa Primeira Página que destaca a gastronomia. Lapas são luxo que poucos encontram. Desfrutar de uma dose de lapas na Madeira não está ao alcance de todos. A escassez levou a restauração a aumentar preços e a importar um marisco que desapareceu da maioria dos menus. Governo impõe proibições e aumenta multas.
Saiba ainda que CDS defende Plano Regional de Restauro para a floresta e que Região aprova novas tabelas de IRS esta semana.
Nas Ocorrências, destaque para mais um caso de violência. Homem atacado com ferro na cabeça na Rua das Fontes.
Não perca ainda o Funchal Summer Fest. Festival sensibiliza e promove o talento jovem.
Tudo isto e muito mais no seu JM desta quarta-feira!