O Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Madeira expressa a “sua preocupação com a deficiente gestão de resíduos levada a cabo pela ARM – Águas e Resíduos da Madeira no Concelho de Machico, que se reflete na acumulação descontrolada de lixo, a par da ausência de fiscalização”.
A Iniciativa Libera Madeira considera que a situação no Caniçal espelha um problema mais amplo, que afeta todo o Concelho de Machico, e que é necessária uma intervenção urgente por parte das autoridades competentes.
“A falta de contentores adequados, a recolha irregular do lixo e a ausência de campanhas de sensibilização são apenas alguns dos problemas que contribuem para este cenário caótico. A consequência direta da atual situação é a degradação do ambiente, a proliferação de roedores e insetos, e a deterioração da qualidade de vida dos habitantes do Caniçal”, expõe o partido.
“É inadmissível que uma localidade com o potencial turístico do Caniçal se apresente desta forma. A imagem que é transmitida aos visitantes é negativa e prejudica a economia local. Apelamos às autoridades competentes, nomeadamente à Câmara Municipal de Machico e à empresa responsável pela gestão dos resíduos, para que tomem medidas urgentes para resolver este problema.”, refere António Nóbrega, do Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Madeira.
A IL Madeira defende que é imperativo que a população do Caniçal tenha um serviço de recolha de lixo eficiente e regular, bem como a implementação de políticas de gestão de resíduos mais sustentáveis, pois a limpeza e a higiene são direitos básicos de todos os cidadãos e devem ser garantidos.