O Juntos pelo Povo (JPP) deu entrada, esta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, de um voto de solidariedade aos Bombeiros Sapadores na sua justa reivindicação pela valorização profissional.
Para o JPP, o direito à segurança, consagrado na Constituição da República Portuguesa, é um dever fundamental do Estado. Os bombeiros desempenham um papel crucial na proteção de vidas e bens, sendo os primeiros agentes de proteção civil e enfrentando desafios cada vez mais complexos, desde o combate a incêndios até a emergência pré-hospitalar.
Os portugueses assistiram recentemente, a uma manifestação dos Bombeiros Sapadores em Lisboa, em que estes reivindicavam maior valorização e dignidade profissional. O JPP manifesta a sua total solidariedade a estes homens e mulheres, que diariamente arriscam as suas vidas para garantir a segurança da população. É urgente que se proceda à revisão da carreira especial e à implementação de condições de trabalho justas, que reflitam a importância desta profissão.
Com a entrada deste voto de solidariedade, o JPP apela para que se adote legislação que valorize os “soldados da paz”, assegurando que a sua dedicação e sacrifício sejam reconhecidos. O bem-estar dos bombeiros é fundamental para a proteção da nossa sociedade.