MADEIRA Meteorologia

JPP propõe classificação do Lar da Bela Vista como imóvel de interesse público

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
27 Setembro 2024
15:35

O JPP esteve hoje em São Gonçalo para dar conta da sua intenção em propor ao Governo Regional a classificação do Lar da Bela Vista como imóvel de interesse público.

Na ocasião, o historiador Emanuel Gaspar, membro da concelhia do Funchal do JPP, dava conta da sua “apreensão” relativamente às obras de requalificação do edifício da autoria do reconhecido arquiteto Raúl Chorão Ramalho. Para o porta-voz da iniciativa do JPP “é fundamental que as obras a realizar no edifício, necessárias dado o estado de degradação a que chegou, respeitem a matriz original do projeto assinado por Chorão Ramalho, adaptando-o, como é evidente à sua utilização atual como lar de idosos, o maior do país”.

O historiador destaca que o “Lar da Bela Vista, apesar da sua enorme volumetria, agarrando-se ao terreno, constitui um edifício emblemático do urbanismo do Funchal, apresentando uma cuidada integração por via das curvas de nível. Recorrendo a diferentes altimetrias o imóvel é partido em diferentes corpos que se aconchegam ao forte declive da orografia. O imóvel apresenta um vocabulário austero, dentro dos preceitos do Movimento Moderno, recorrendo a linhas e corpos geométricos, mas incorporando os tradicionais tapa-sóis madeirenses nas janelas”.

Emanuel Gaspar alerta, ainda, para “a importância do edifício do ponto de vista do património arquitetónico regional, de modo a que não se cometam erros irremediáveis nas intervenções de reabilitação previstas acontecer pela mão da Associação Atalaia, atual concessionária do Lar da Bela Vista e promotora das obras”.

“A conciliação destas obras com o bem-estar dos utentes é outro aspeto que importa acautelar, dado que estes necessitam de paz e tranquilidade no seu dia-a-dia”, remata o JPP.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
19/12/2024 08:00

O final de cada ano traz consigo um momento único de reflexão, um convite à pausa no tumulto dos dias para revisitar memórias recentes, reconhecer as dádivas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas