Decorreu na manhã deste sábado a 4.° Talk da Bienal de Artes e Ofícios - Novo Design que decorre até amanhã, dia 29 de setembro, em Oeiras.
“Pela voz dos Artesãos” reuniu representantes dos Açores, Madeira e Portugal Continental.
Marisa Santos, vogal do Conselho Diretivo do IVBAM abordou a temática “Contemporaneidade - O papel do IVBAM na revitalização das artes e ofícios tradicionais da Madeira”. Esta talk integrou ainda o testemunho do projeto Maui & Sucri, uma marca regional fundada por duas madeirenses, Luísa Araújo e Susana
O restante painel, constituído por outros dois organismos públicos o CADA – Centro de Artesanato e Design dos Açores, sob o tema: “Ser Artesão, uma profissão de futuro: da vocação manual à sustentabilidade do negócio” e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, sob o tema: “A Internacionalização – um desafio para o artesanato”.
Assim, estes três organismos públicos, com responsabilidades nesta matéria apresentaram sequencialmente artesãos convidados, para discutir as suas conquistas, necessidades e perspetivas futuras. Foram ainda abordados os desafios da internacionalização e a perspetiva do Artesão enquanto profissão de futuro, desde a vocação manual à sustentabilidade do negócio.
Esta participação do Artesanato da Madeira reveste-se de particular importância estratégica, pois para além do realce que se pretende dar ao nosso artesanato e ao design que os nossos artesãos incorporam nos seus produtos, será também uma oportunidade do IVBAM partilhar as suas experiências no âmbito da promoção da incorporação de design e de contemporaneidade que tem implementado nas diversas ações, destacando-se, por um lado, as ações que têm vindo a ser desenvolvidas com designers e estilistas que trabalham sobre os produtos tradicionais, e por outro lado através de projetos direcionados como é a Loja do Artesanato da Madeira e o Prémio de Valorização do Artesanato.