O presidente do Governo Regional recusou comentar ou confirmar os alegados convites dirigidos a autarcas eleitos pelo PSD para almoços de confraternização na Quinta Vigia.
A reação de Miguel Albuquerque surgiu em resposta a uma notícia hoje avançada pelo DN-Madeira, que menciona a existência de convites a autarcas social-democratas para um almoço de confraternização na residência oficial do Governo.
“Não vou almoçar com os autarcas [do PSD]. Vou almoçar, possivelmente, com um conjunto de pessoas que convidei”, começou por dizer Miguel Albuquerque.
Sem se alongar em detalhes, negou, porém, que o intuito seja recolher apoios: “São conversas que tenho todo o ano”, afirmou, salientando que o Governo tem de “estar coordenado” com vários “decisores políticos”. “Eles vão lá [Quinta Vigia], tomar um café, almoçar ou falar comigo. O almoço é uma coisa que pode ou não acontecer.”
Questionado sobre se esses encontros também abrangeriam autarcas eleitos por outras forças políticas, Albuquerque deu a entender que não terá tido essa iniciativa, embora tenha deixado a porta aberta ao diálogo.
“Se os autarcas quiserem falar comigo, eu falo com todos”, assentiu, antes de acrescentar: “Não vou convidar os autarcas todos. Vou convidar quem eu entender e quando eu entender.”
Perante a insistência dos jornalistas, o governante recusou confirmar o assunto e disse não estar obrigado a fazê-lo, mesmo com os almoços a decorrer na residência oficial.
“Não tenho de confirmar isso. São assuntos da minha gestão. Não tenho de dar satisfações públicas sobre com quem falo ou não falo”, atirou.