A Madeira acolhe, entre os dias 27 e 29 de novembro, o 3.º Encontro das Associações Insulares Atlânticas de Engenheiros, reunindo especialistas das regiões insulares de Portugal (Madeira e Açores), Espanha (Canárias) e Cabo Verde. Sob o tema ‘A Engenharia na Macaronésia’, o evento decorre no Museu de Eletricidade Casa da Luz e tem como objetivo promover a partilha de conhecimento técnico e fomentar a cooperação inter-regional.
Segundo a Ordem dos Engenheiros na Madeira, o primeiro dia do encontro foi marcado pelas visitas técnicas a infraestruturas emblemáticas , que demonstram o compromisso da Região com a inovação e a sustentabilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Central de Baterias da Vitória, um exemplo de armazenamento de energia avançado que contribui para a estabilidade do sistema elétrico insular; o Centro de Despacho da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), responsável pela gestão em tempo real da produção e distribuição de energia na ilha; e a Central Hidroelétrica da Serra de Água, uma infraestrutura-chave para a produção de energia renovável na Madeira.
No segundo dia, os participantes visitaram a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra, uma das infraestruturas do Sistema de Transferência, Triagem, Tratamento e Valorização de Resíduos da RAM, que integra soluções de valorização e eliminação de vários tipos de resíduos (indiferenciados, verdes, hospitalares, de matadouro, pneus, madeiras, entre outros) recolhidos na Região. Estas visitas permitem aos especialistas compreender melhor as soluções implementadas na Madeira para enfrentar os desafios associados a sistemas elétricos isolados e à gestão de recursos naturais.
Ainda durante a tarde de hoje, decorreram duas reuniões: uma da Assembleia da Associação dos Engenheiros Insulares e uma Cimeira Bilateral Portugal-Cabo Verde. O terceiro dia do evento, 29 de novembro, será dedicado a uma conferência aberta ao público, composta por um conjunto de painéis temáticos com especialistas de todas as regiões participantes. Os temas incluem energia em sistemas elétricos isolados, gestão de água e resíduos, mobilidade e conectividade, e turismo sustentável. A sessão de abertura contará com intervenções do secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino; de Miguel Branco, presidente da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros; e de Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, entre outros representantes institucionais.
Promovido pelo Fórum das Associações Insulares Atlânticas de Engenheiros (FAIA), criado em 2019, o encontro culminará com a apresentação das conclusões e o encerramento oficial. Este evento bienal reforça o papel da engenharia como motor de desenvolvimento sustentável nas regiões insulares atlânticas e está aberto ao público, promovendo uma ampla troca de ideias e experiências entre os participantes.