A partir do dia 16 junho, o Porto Santo vai receber mais um voo da Polónia, desta feita pela companhia ITAKA, soube o JM. Esta operação envolve ainda o operador turístico DMC e a Blandy Travel. Saliente-se que a ITAKA retomou a sua ligação entre Varsóvia e o Funchal, em agosto do ano passado, depois de ter sido levantadas as restrições de voos para Portugal, por parte do Governo polaco.
Agora, aposta no Porto Santo, tal tem sido o interesse do mercado polaco neste destino, que, em 2011 tinha recebido pela primeira vez turistas da Polónia. Saliente-se que, no último mês de maio do corrente ano, foi iniciada uma operação semanal da Polónia para a ilha dourada por parte de outro operador.
A vinda de mais um voo para o Porto Santo é uma boa notícia para a economia local, que está a tentar recuperar do encerramento dos aeroportos por causa da pandemia. Desta feita, neste verão, a ilha dourada deverá receber centenas de turistas oriundos deste país prevendo-se uma época bastante positiva. Isto sem esquecer o mercado do Reino Unido, que também está ‘rendido’ à paz, segurança e praias do Porto Santo, um destino que tem conseguido ‘afastar’ a pandemia.
A propósito, tal como o JM escreveu na sua edição de ontem, o presidente da autarquia do Porto Santo espera que, em termos turísticos, este seja o melhor verão de sempre. A partir de meados de junho, a ocupação hoteleira deverá se aproximar dos 100%, conforme prevê Idalino Vasconcelos.
De salientar que também o mercado nacional deverá procurar em força o Porto Santo, batendo recordes, com seis voos charter semanais do continente para a ilha dourada, entre o início deste mês e o fim de setembro, além das ligações regulares.
Por Paula Abreu