A Câmara Municipal do Funchal (CMF), na voz da sua presidente, Cristina Pedra, realçou ao final desta manhã, em declarações aos jornalistas, que o Orçamento para 2025 representa um plano de investimento superior a 50 milhões de euros, tendo dominado grande parte da reunião camarária desta quinta-feira.
A autarca consubstanciou-o com “investimentos duros”, referindo, a título de exemplo, “a asfaltagem em diversas vias públicas e também obras em habitações”.
A recuperação dos bairros sociais, um aumento das verbas para os apoios sociais às famílias e à educação também está contemplado. Tal como um milhão de euros para o investimento na segurança, com as câmaras de videovigilância.
Devolução de 7,7 milhões de euros no IRS
De todas, a presidente do município enfatizou a “maior redução de carga fiscal dos funchalenses de todos os tempos. Há a devolução da totalidade da receita do IRS que a Câmara recebe e que, no próximo ano, irá devolver aos funchalenses 7,7 milhões de euros no IRS de cada munícipe”, sustentou.
Referiu, por fim, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e o Plano de Emergência Municipal Externo que foram também aprovados. “É uma estratégia que temos para a proteção e a segurança do município”.
Leia mais na edição de amanhã do JM.