O Partido Pessoas–Animais–Natureza (PAN) Madeira anunciou hoje, em comunicado, uma proposta para a criação de um Parque Ecológico na Zona Oeste da Madeira.
Considera o partido que esta é “uma iniciativa essencial para enfrentar o problema das espécies invasoras e os incêndios florestais que afetam a nossa região”.
“Este projeto, que visa garantir a execução do Parque Ecológico de cariz transmunicipal, foi uma das medidas do nosso programa implementadas no programa de governo e é considerado fundamental para ser aplicado já no orçamento de 2025”, sublinha o PAN Madeira.
Considera o partido que a “Zona Oeste da Madeira, marcada por um histórico de incêndios necessita de uma resposta imediata e eficaz”. Com a criação deste Parque Ecológico, propõe a criação de “um centro de inovação que desenvolverá planos de reflorestação, promovendo a recuperação das áreas afetadas e a proteção da biodiversidade local. Esta intervenção é particularmente urgente, tendo em conta os danos provocados pelos incêndios ocorridos em agosto passado”.
“A criação deste Parque Ecológico não é apenas uma questão ambiental, mas um compromisso com o futuro da nossa ilha. Precisamos de agir agora, restaurar o que foi perdido e garantir que a Madeira seja um exemplo de sustentabilidade e preservação”, sublinha o vice porta-voz do PAN Madeira, Válter Ramos:
Acreditando que o futuro do meio ambiente e a qualidade de vida dos madeirenses “dependem das decisões que tomamos agora”, o PAN Madeira afirma-se “dedicado a liderar esta mudança e faz um apelo à responsabilidade coletiva, assegurando que a nossa ilha continue a ser um espaço de beleza natural e rica biodiversidade”.