O Parque Urbano do Porto Santo, cujas obras estão ainda em curso, estará pronto no final de julho. O espaço, localizado no antigo parque de campismo, deverá estar operacional já em agosto.
Já se sabia que a conclusão estaria prevista para este verão, mas Susana Prada, secretaria regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, confirmou, esta manhã, a data.
Trata-se de uma empreitada orçada em cerca de 500 mil euros, tendo sido idealizada tendo por base princípios sustentáveis.
A empreitada implicará a plantação de árvores, como dragoeiros, figueiras, amoreiras, catos e buganvílias; um parque infantil; dois campos de vólei de praia; a recuperação da nora existente no local; a construção dos mutos de crochet e uma área extensa de plantação de vinhas a tardoz da duna, como medida de proteção.
O parque de estacionamento será ampliado para cerca de 60 lugares, mais do dobro do atual, com incorporação dos resíduos de construção de demolição (RCD’s) resultantes da demolição dos edifícios degradados, integrando um reservatório com 225m3 para aproveitamento de águas pluviais.
Haverá ainda um bar, um parque de merendas e várias zonas de ensombramento.
Bruna Nóbrega