MADEIRA Meteorologia

Passagem de ano: 15 toneladas de resíduos recolhidas no Funchal

Data de publicação
01 Janeiro 2025
13:33

O processo de limpeza depois das festividades de fim de ano no Funchal está a avançar de forma célere e eficiente.

Esta manhã, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, e a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, realizaram um balanço da operação, que tem sido um verdadeiro exemplo de organização e eficiência das equipas envolvidas.

Cristina Pedra destacou que, até ao momento, já foram recolhidas mais de 15 toneladas de resíduos, com a limpeza da baixa da cidade a estar praticamente concluída, atingindo cerca de 90%.

“Prevemos que até ao meio-dia toda a operação nesta zona esteja finalizada”, afirmou a presidente, sublinhando a rapidez do trabalho.

A operação de limpeza, que contou com o empenho de 123 trabalhadores e cerca de 20 viaturas, também foi reforçada com a instalação de 300 contentores adicionais em diversos pontos da cidade. Segundo Cristina Pedra, este reforço na alocação de recursos permitiu um avanço significativo na limpeza da cidade. “Em anos anteriores, às 13 horas ainda não estávamos ao nível de limpeza que temos agora, o que demonstra a eficiência do trabalho realizado”, afirmou.

A autarca indicou ainda que a previsão é de que até ao final do dia sejam recolhidas cerca de 33 toneladas de resíduos, número que deverá ser semelhante ao do ano passado. A operação de limpeza, que se estende até às 20 horas, irá evoluir para ecopontos, miradouros e áreas periféricas da cidade.

Este ano, a maior afluência de pessoas ao Funchal, com um número recorde de navios de cruzeiro e eventos de animação, levou a um aumento no volume de resíduos recolhidos. “O aumento de resíduos reflete a grande adesão aos polos de atração da cidade, como o Parque de Santa Catarina, onde promovemos animação. Tivemos milhares de pessoas a participar, o que resultou naturalmente em maior volume de lixo”, explicou Cristina Pedra.

A noite de celebrações foi relativamente tranquila, com algumas ocorrências de menor gravidade, incluindo incêndios, como o registado em São Gonçalo, e intervenções de emergência pré-hospitalar. O esquema de segurança montado para o evento contou com a presença de 150 agentes da PSP, 9 elementos da Polícia Marítima, bem como o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Cruz Vermelha Portuguesa.

A presidente da Câmara do Funchal terminou o balanço agradecendo a dedicação das equipas de limpeza, elogiando o profissionalismo e a eficiência dos trabalhadores. “Eles têm trabalhado incansavelmente para garantir que o Funchal continue a sua beleza e dignidade após os festejos.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

3/01/2025 08:00

Ano novo, vida nova, dizemos nós, por estes dias, cheios de decisões e propósitos de abandonar os males que arrastávamos do ano, ou dos anos passados....

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do fogo-de-artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas