MADEIRA Meteorologia

Subsídio de mobilidade: PS acusa PSD e Governo Regional de traírem e enganarem os madeirenses

Data de publicação
30 Setembro 2024
11:59

O PS-Madeira acusou, hoje, o PSD e o Governo Regional de estarem a preparar-se para enganar novamente os madeirenses, desta feita no que concerne à questão do subsídio social de mobilidade.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, o deputado Rui Caetano criticou o novo modelo apresentado pelo Governo da República do PSD, o qual não irá “alterar praticamente nada” o anterior, tendo em conta que os madeirenses não passarão a pagar apenas os 86 euros (65 euros no caso dos estudantes) e continuarão a pagar o valor a que a passagem estiver no mercado, que por vezes atinge os 500 e os 600 euros. Como sublinhou, a única alteração que este modelo trará prende-se com o facto de os residentes deixarem de ir aos CTT para receberem o subsídio e terem de entregar os documentos através de uma plataforma na internet.

O socialista lembrou que, durante as campanhas eleitorais, os sociais-democratas garantiram que, quando o Governo da República fosse do PSD, os madeirenses iriam pagar apenas os 86 e os 65 euros, mas agora o que se constata é que irão continuar a pagar a totalidade do valor da passagem.

Rui Caetano questionou como irá funcionar a anunciada plataforma, expressando a sua preocupação em relação às pessoas mais idosas, que têm mais dificuldades em aceder às novas tecnologias. “Como é que serão ágeis no sentido de incluírem todos os documentos necessários nessa plataforma e recuperarem o seu dinheiro? Será que o PSD e o Governo vão fazer o que fizeram em relação aos passes gratuitos e vão entregar [esta matéria] também às casas do povo, para ajudarem os idosos a receberem o subsídio de mobilidade com interesses político-partidários?”, perguntou.

Por outro lado, o deputado criticou o facto de ter sido imposto um teto máximo de 600 euros para os Açores e de 400 euros para a Madeira. “O PSD está a considerar que os madeirenses são portugueses de segunda. Mas não, os madeirenses são portugueses de primeira!”, disse.

O parlamentar atacou o PSD-Madeira por proteger o PSD e o Governo da República ao concordar com estas medidas que “vêm atentar contra a nossa Autonomia e os direitos dos madeirenses”.

Rui Caetano evidenciou ainda que, se atualmente os madeirenses têm de pagar a totalidade da passagem, a culpa é de quem criou o modelo, neste caso o PSD, com a concordância de Miguel Albuquerque. Como deu conta, ao longo de todos estes anos, enquanto o Governo da República foi liderado pelo PS, o PSD sempre exigiu que os madeirenses deveriam pagar apenas os 86 e os 65 euros, tendo, inclusivamente, sido aprovada por unanimidade uma proposta nesse sentido na Assembleia Legislativa da Madeira. No entanto, agora, constatou, “vemos o PSD, de mansinho, agachado ao PSD da República, a tentar justificar este novo modelo que não vai alterar rigorosamente nada”. “Traíram mais uma vez os madeirenses”, sentenciou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que um animal seja alvo de um voto de pesar na Assembleia Legislativa da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas