O Gabinete de Apoio ao Cidadão/Balcão do Cidadão foi implementado no dia 12 de março de 2020, tendo este serviço iniciado a sua atividade com quatro profissionais, dois técnicos superiores e dois assistentes administrativos.
Presentemente, a equipa é constituída por dois técnicos superiores e cinco assistentes administrativos, informou o SESARAM num comunicado enviado esta tarde às redações.
Recorda o Serviço de Saúde Regional que este serviço surgiu no contexto da pandemia da covid-19 tendo como objetivo a articulação entre utentes e os diversos serviços de saúde, hospitais e centros de saúde da RAM. "Atendendo à imposição de restrição da circulação dos utentes nos serviços de saúde, foi necessário providenciar e acautelar a entrega atempada, dos documentos solicitados pelos mesmos. Assim, passaram a ser entregues no Balcão do Cidadão, as Baixas/Atestados Médicos, as prescrições de medicação, as requisições de exames para realização noutras unidades, os pedidos dos relatórios clínicos e entrega dos mesmos. O Balcão do Cidadão passou a enviar para os Serviços da Segurança Social, toda a documentação requerida pelos utentes para entrega nesse serviço", explica.
O Balcão do Cidadão colabora ainda no controlo do acesso dos utentes aos diversos serviços, bem como no encaminhamento dos mesmos para consultas e tratamentos.
Durante a restrição das visitas, refere o SESARAM que o Balcão do Cidadão tem articulado entre os familiares dos utentes hospitalizados e os serviços onde se encontram internados, tendo ainda sido designado para fazer o atendimento dos contactos telefónicos pelos utentes e encaminhamento para os respetivos serviços.
O Balcão do Cidadão funciona no átrio de entrada do Hospital Dr. Nélio Mendonça, funciona de segunda à sexta entre as 8h30 e as 19h00.