137 alunos iniciaram hoje o novo letivo 2024/2025 da Universidade Sénior da Ribeira Brava. O projeto educativo conta com 27 novos alunos que procuram aprender de uma forma divertida.
“Desde logo os alunos que demonstraram interesse, assim como as parcerias que permitiram uma equipa de professores de várias instituições, com destaque para a Secretaria Regional de Educação, a Escola Padre Manuel Álvares e a própria autarquia, entre outras”, disse o presidente da Câmara Municipal, que ‘abraça’ o projeto desde 2018.
Segundo Ricardo Nascimento, “para termos uma sociedade estruturada temos de nos preocupar com todas as classes, desde o recém-nascido ao sénior”, sendo este projeto uma forma de proporcionar mais saúde e bem-estar.
Parafraseando a personagem Mafalda, da conhecida banda desenhada, deixou uma mensagem de incentivo a todos os que iniciaram o novo ano letivo: “que importam os anos, o que realmente importa é comprovar que a melhor idade da vida é estar vivo”. E neste caso, “estar vivo é viver em boas condições, é ter um sistema de saúde que nos dê respostas e é ter este envelhecimento ativo proporcionado pela Universidade Sénior”.
Da parte da Secretaria Regional de Educação, o diretor regional, Marco Gomes, manifestou total apoio ao projeto da autarquia que visa proporcionar uma aprendizagem contínua ao longo da vida. Destacou o investimento nas pessoas que todos os dias se levantam motivadas a aprender e que serão mais saudáveis a todos os níveis, mais capazes e terão mais qualidade de vida.
A USRB conta com 137 alunos, 11 professores e 16 disciplinas. Do programa fazem parte diversas atividades para desenvolver as capacidades cognitivas, o raciocínio, a memorização e a mobilidade dos alunos.