O arraial das Casas do Povo está de volta ao Funchal após dois anos de ausência, devido à pandemia. O evento, promovido pelas ACAPORAMA e pela ADRAMA, com o apoio da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, realiza-se entre os dias 2 e 4 de junho, no Cais 8, junto à Praça do Povo.
No total, serão 37 as Casas do Povo, de 10 concelhos da Região, que contarão com expositores no Cais 8. Na primeira edição, em 2019, participaram 23 Casas do Povo.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará na sessão de abertura desta segunda edição, aprazada para as 18:30 horas.
Quanto à animação, destaque para as atuações de mais de 30 grupos musicais, na sua grande maioria alocados às Casas do Povo, que, ao longo destes três dias de Arraial, irão mostrar os usos, costumes e tradições da nossa terra.
Depois do sucesso registado na primeira edição, em 2019, e que mobilizou milhares de pessoas, a segunda edição deste Arraial volta assim em força com um leque variado de atividades para todos, desde madeirenses e turistas.
Esta é uma iniciativa da Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA) e da Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADRAMA), que conta com o apoio do Governo Regional, e que está integrada no programa de atividades anual destas duas associações.
O objetivo é recriar o ambiente de um verdadeiro arraial madeirense, no centro da cidade, e mostrar aos visitantes o que de melhor fazem as Casas do Povo da nossa Região, ao nível de gastronomia, artesanato tradicional e folclore.
O apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, à realização do Arraial das Casas do Povo é de 50 mil euros.
Daniel Faria