O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) estará presente na 2.ª edição da ‘Bienal Artes & Ofícios - Novo Design’, que terá lugar em Oeiras, entre os próximos dias 26 e 29 de setembro.
Trata-se da primeira mostra nacional exclusivamente dedicada ao setor das Artes & Ofícios, através de uma representação de artesãos e novos makers/projetos de todo o país, integrando também vários masterclass, workshops e talks, sendo também um evento fulcral de mapeamento e valorização dos saberes tradicionais, aliados ao design e à inovação tecnológica.
O IVBAM irá representar institucionalmente o Artesanato da Madeira, sendo que para o efeito irá promover uma mostra de peças de artesanato de nove artesãos reconhecidos, tendo essas peças sido escolhidas atendendo a uma abordagem mais contemporânea da arte dos seus artesãos, sem descurar a tradição. As peças são dos seguintes artesãos: Ana Paula Gomes; Jenita Spínola; Manuel Egídio; Maria Adriana Nóbrega; Miguel Ramos; Marion Loch; Maria Olívia de Andrade Nunes da Silva; Manuel Trindade Vieira e Catarina Jesus.
Para além das peças destes artesãos, o IVBAM convidou a estar presente nesta mostra um projeto inovador “Maui e Sucri” que tem revitalizado a arte da tecelagem, nomeadamente através da transformação de tapetes de retalhos em malas de diferentes formatos e muitas vezes complementadas com aplicações de Bordado Madeira.
De destacar, no dia 28, pelas 11h00, a participação do IVBAM, no painel da Talk “Pela voz dos Artesãos”, através da sua vogal Marisa Santos, sob o tema: “Contemporaneidade - O papel do IVBAM na revitalização das artes e ofícios tradicionais da Madeira”. Esta talk integrará ainda o testemunho do projeto Maui & Sucri.
O restante painel será constituído por outros dois organismos públicos o CADA – Centro de Artesanato e Design dos Açores, sob o tema: “Ser Artesão, uma profissão de futuro: da vocação manual à sustentabilidade do negócio” e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, sob o tema: “A Internacionalização – um desafio para o artesanato”.
Assim, estes três organismos públicos, com responsabilidades nesta matéria irão conversar sequencialmente com artesãos convidados, para discutir as suas conquistas, necessidades e perspetivas futuras. Serão abordados os desafios da internacionalização e a perspetiva do Artesão enquanto profissão de futuro, desde a vocação manual à sustentabilidade do negócio.
Esta participação do Artesanato da Madeira reveste-se de particular importância estratégica, pois para além do realce que se pretende dar ao nosso artesanato e ao design que os nossos artesãos incorporam nos seus produtos, será também uma oportunidade do IVBAM partilhar as suas experiências no âmbito da promoção da incorporação de design e de contemporaneidade que tem implementado nas diversas ações, destacando-se, por um lado, as ações que têm vindo a ser desenvolvidas com designers e estilistas que trabalham sobre os produtos tradicionais, e por outro lado através de projetos direcionados como é a Loja do Artesanato da Madeira e o Prémio de Valorização do Artesanato.