MADEIRA Meteorologia

Festival Internacional de Guitarras da Madeira espalha sonoridades por quatro espaços culturais

Data de publicação
17 Outubro 2024
11:49

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi - ACSSRL, instituição de utilidade pública, organiza entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, a 6.ª edição do Festival Internacional de Guitarras da Madeira. O festival tem a direção artística a cargo de Luciano Lombardi. A presente edição acontece em quatro espaços culturais e museológicos dos municípios de Funchal e Câmara de Lobos, a saber, Museu Henrique e Francisco Franco, Palácio de São Lourenço, Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e Núcleo Histórico e Museológico Torre do Capitão.

O ciclo de concertos do festival inicia-se no dia 25 de outubro, no Museu Henrique e Francisco Franco, pelas 15h00 e no Palácio de São Lourenço pelas 18h00. Já no dia 26 de outubro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, a Associação Raquel Lombardi dá continuidade à programação com um concerto dedicado ao ‘grande’ compositor português Duarte Costa, com o solista Aires Pineiro acompanhado pela Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos ‘ComCORDAS’. A presente edição estender-se-á até ao dia 3 de novembro, contando com um concerto de encerramento na Torre do Capitão, pelas 18h00.

A programação inclui as atuações de grandes nomes internacionais da guitarra, provindos de diversos paises como Diego Campagna, Maurizio di Fulvio, Francesco Tizianel, Alan Juárez, Aires Pinheiro, Márcio Silva, Rogerio Bicudo, Roberto Fabbri, Diana Navarro, Gabriel Guillen.

A jovem e promissora Beatriz Pinto, vencedora do prestigiado Prémio Alhambra 2024, participa no festival, que contará também com a presença de artistas regionais como Sara Freitas, Fernando Martins, Filipe Velosa e o Trio Saudade. De destacar que o evento trará vários artistas convidados, incluindo Nelson Cabral, um talentoso ator de teatro e novelas com carreira consolidada a nível nacional, promovendo uma diversidade de estilos musicais e técnicas em uma verdadeira simbiose artística.

No âmbito da programação, o festival oferecerá uma formação validada pela Direção Regional de Educação, para progressão da carreira docente, com duração total de 13 horas. Uma ‘master class’ desta formação irá no Instituto Superior de Administração e Línguas.

Adicionalmente, serão realizadas conferências e workshops, destinados tanto a docentes quanto a estudantes, enriquecendo a experiência educativa e cultural do evento.

No ano transato o festival contou com a adesão de mais de três centenas de espectadores. Refira-se que ao longo dos vários dias do festival, o evento agregou uma diversidade de estilos e géneros musicais, abrangendo, o flamenco, a morna, o fado, a música clássica e o pop rock dos anos 70 e 80 ‘s.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, a Área Museológica do Palácio de São Lourenço, os Municípios do Funchal e de Câmara de Lobos, e com a parceria com o Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, assim como várias entidades privadas.

Raquel Lombardi, Presidente e Fundadora da Associação ACSSRL, em declarações à imprensa dá conta que «este festival reflete a missão de responsabilidade social da associação na promoção das artes, no contínuo estímulo da criatividade e da construção de pontes culturais, alicerçando os laços na comunidade onde se insere».

A fundadora destaca que o evento mantém a sua vertente solidária, como em edições anteriores, e este ano “irá apoiar o tratamento dentário de uma criança cuja família enfrenta dificuldades financeiras”. Por este motivo, apela-se aos participantes que possam contribuir com donativo para esta causa, “ajudando a transformar a vida de quem mais precisa”, refere.

Os eventos são de entrada livre, sujeitos ao limite de capacidade das salas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a redução do horário de animação noturna no Funchal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas