A Galeria Espaço Mar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco), promove desde 2013 diversas atividades relacionadas com a expressão artística.
Este projeto desenvolvido pela EBSGZarco, “não só enriquece a formação pessoal dos alunos, como também contribui para o desenvolvimento de uma escola e de uma comunidade educativa, mais culta, mais crítica e mais inclusiva”, evidencia o estabelecimento de ensino, em comunicado.
A equipa é constituída pelo presidente do Conselho Executivo do estabelecimento de ensino, professor Ricardo Barcelos, três professoras, Carla Cabral, Filomena Gonçalves e Ada Pereira, e um técnico superior com mestrado em gestão cultural pela Universidade da Madeira (UMa), Luís Vasconcelos.
Por motivos de um novo ciclo, com uma nova equipa coordenadora neste ano letivo 2024/25, a Galeria Espaço Mar reinventa-se com uma nova identidade metodológica e gráfica.
O projeto Galeria Espaço Mar foi criado em 2013 pelo professor Paulo Sérgio BEJu, que lhe atribuiu o nome de Galeria Espaçomar, em analogia ao descobridor e navegador da Ilha da Madeira, em 1419, que por sua vez dá nome à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco/Madeira.
Por esse motivo a nova coordenação deste projeto convida o Paulo BEJu para assinalar mais de uma década de existência e honra-nos dar a conhecer o trabalho deste artista, partilhando a sua mais recente coleção: ‘marvermelho’.
A inauguração oficial acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 10 de outubro, pelas 18h00, com a presença do presidente do Conselho Executivo, convidados oficiais, professores, funcionários, alunos do noturno, Universidade Sénior Gonçalves Zarco e público em geral.
No dia 11 de outubro, sexta-feira, 12h00, haverá uma abertura da Galeria e visita guiada pelo artista para os alunos diurnos e outros membros da comunidade educativa.
Durante o período de 10 de outubro a 13 de dezembro serão organizados momentos de diálogo entre o artista Paulo BEJu e os alunos, bem como grupos organizados de instituições e de outros contextos.
A exposição ‘marvermelho’ mostra mais de três dezenas de trabalhos, essencialmente desenhos inéditos: técnica esferográfica e bordado sobre papel, no formato A4. No espaço expositivo, terá pequenas instalações com objetos.
Na inauguração será apresentada a performance ‘VERteBRADA LUZ’.
Das motivações para a exposição, são factos e vivências do autor, onde dá voz a memórias, cujo elemento central é a “CASA” ou as casas, enquanto lugar de referência para cada um.
O título da exposição 0marvermelho’, é um tributo ao imaginário livre de cada um, MAR (outra cor possível), mas é também o assinalar de vários elementos relacionados com o local: Mar Vermelho (geografia, história, designação, “fronteira” entre ocidente e oriente).