O espetáculo 'SYN.Tropia' esgotou a lotação para as sessões previstas de hoje.
A primeira sessão teve lugar às 15 horas, com a seguinte a acontecer às 19 horas. A encenação está a cargo de Yola Pinto e Simão Costa, em que é tocada música para surdos, mas dirigida a todos.
Trata-se de uma encenação que tem lugar tanto por dança como música, que aglutina na plateia pessoas com dificuldades auditivas e ouvintes. Em que há um pianista em palco acompanhado por uma dançarina, em que dão a ouvir, a ver, a sentir o som. Faz uso também de um dispositivo inédito denominado "Escuta Tátil", em que os diversos conteúdos sonoros são disponibilizados através do tato.
Em destaque está a capacidade do corpo humano entender e experienciar o som a partir de diversas perspetivas. Nomeadamente atrás de uma forma sinestésica e multirreferencial, permite que seja possível dançar através das sensações recebidas. É a junção das palavras Syn (Juntos) mais Tropia (Forma, direção).
Foram dois espetáculos cuja afluência foi notória e que refletem a importância e aposta do Teatro na disponibilização de espetáculos para os mais diversos públicos, segundo refere a Câmara Municipal do Funchal, em comunicado enviado à redação.
Daniel Faria