O surfista profissional Mikala Jones, referência na modalidade, morreu domingo, aos 44 anos, em circunstâncias trágicas, quando surfava nas ilhas Mentawai, na Indonésia.
De acordo com a imprensa internacional, o atleta terá caído e cortado a artéria femural na virilha, acabando por perder muito sangue.
O Notícias ao Minuto dá-nos conta de que a morte de Mikala Jones foi testemunhada por Santiago Pereira, surfista uruguaio, que está em estado de choque, e explicou o que se passou ao portal Duke Surf.
"Quando estava a sair da espuma, ele notou que se tinha cortado na virilha. Veio uma onda ainda maior do que a que ele tinha entrado, e não podíamos entrar para procurá-lo. Depois lá conseguimos procurá-lo, o sobrinho dele deu-lhe a prancha e ele desmaiou em cima dela. Estava a perder muito sangue. Conseguimos levá-lo para o barco e agarrámos as mãos deles para dizer para não adormecer e ficar conosco. Ele estava a respirar", começou por contar Santiago Pereira, prosseguindo com o relato.
"Cerca de 20 minutos depois chegámos à costa de Tuapejat onde a ambulância estava à nossa espera. Tirámos o Jones do barco com a ajuda de vários moradores e ele já estava totalmente inconsciente. Conseguimos metê-lo na maca da ambulância, fechámos as portas e foi para o hospital, mas já era tarde. Ele perdeu muito sangue", lamentou o surfista uruguaio.
A filha, Isabella Jones, reagiu à morte do pai com uma mensagem emotiva, no Instagram.
Mikala Jones é um dos protagonistas de um documentário do portal Surf Total, emitido pela RTP.
Iolanda Chaves