O euro negociava hoje estável face ao dólar, após a divulgação de números sobre a inflação na zona euro e nos Estados Unidos.
Às 18:05 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0864 dólares, quando na quarta-feira quase à mesma hora negociava a 1,0866 dólares.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial do euro em 1,0882 dólares.
A taxa de inflação na zona euro acelerou para 2% em outubro, face aos 1,7% de setembro, de acordo com uma estimativa rápida do serviço de estatística da União Europeia (Eurostat).
A taxa de inflação de 2% está em linha com o objetivo definido pelo BCE.
Nos Estados Unidos, a inflação caiu para 2,1% em setembro, o nível mais baixo desde fevereiro de 2021, segundo o índice de preços PCE, ficando já muito perto da meta de 2% fixada pelo banco central norte-americano.
A inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e da energia devido à sua maior volatilidade, ficou estável em 2,7% em termos homólogos.
Segundo analistas, estes dados, juntamente com a moderação dos pedidos semanais de subsídio de desemprego e um aumento dos rendimentos pessoais, “refletem a solidez da economia norte-americana e apontam para um relaxamento muito gradual da política monetária”.