Não se confirmou a ligação prometida para 21 de agosto. As datas têm sido alteradas, mas as negociações continuam. Agora, tudo aponta para meados de setembro.
Chegou a ser dada como praticamente certa a data de 21 de agosto para o voo inaugural de uma operação que passa a ligar diretamente o Funchal e Caracas. A notícia, publicada no DN a 26 de julho, acabou, no entanto por não se confirmar.
Ao longo desta semana o JM procurou saber novos detalhes da operação, mas encontrou mais dúvidas do que certezas.
Desde os agentes de viagens, que não sabiam de nada a poucos dias da data a anunciada, a outras entidades que já deveriam ter sido informadas com mais rigor da operação.
Ainda hoje, o JM procurou saber mais informações e encontrou novas dúvidas. Fonte da EuroAtlantic, a companhia aérea indicada para esta operação, garantiu que continua sem data o voo prometido para arrancar com regularidade a partir de 21 de agosto. E não quis adiantar nova data. Disse apenas que a operação continua em negociações. "Não há luz verde", afirmou a mesma fonte.
Já junto de outra fonte, em Caracas, o JM soube que está tudo a ser tratado, mas ainda sem datas definidas e que as autoridades venezuelanas exigem sobretudo que o aparelho a utilizar seja um avião moderno, de primeira linha. No entanto, tudo aponta agora para que a operação comece a meados de setembro.
Miguel Silva e David Spranger