A equipa de resgate dos Bombeiros Voluntários Madeirenses tem atualmente 18 elementos com formação especializada em técnicas de Salvamento em Grande Ângulo (SGA) em ambiente de canyoning.
De acordo com a Proteção Civil Regional, até ao momento decorreram duas formações: a primeira formação decorreu de 5 a 26 de outubro e a segunda de 22 a 23 de novembro. Esta formação, promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, através da Divisão de Formação, foi cofinanciada pelo Fundo Social Europeu através do Programa MADEIRA 20-30.
Os principais objetivos desta formação visaram a capacitação dos formandos com competências técnico-operacionais indispensáveis para salvamentos em contextos desafiadores como o canyoning, uma modalidade desportiva em crescimento na Madeira.
Esta equipa, esclarece a tutela, terá a importante missão de realizar resgates e garantir a segurança dos praticantes desta atividade desportiva em ambientes montanhosos e de elevado risco.
Recorda a Proteção Civil que no passado dia 17 de junho “a equipa recebeu novos equipamentos apropriados para operações de salvamento, o que reforça a aposta no desenvolvimento de áreas desportivas, nas quais se incluem o canyoning, garantindo uma segurança e prestação de socorro mais especializada”.